Sem festa da pandemia! Socorro rs!
Uma das soluções que foram uma surpresa nesse longo período de pandemia foi como algumas empresas, em destaque os buffets, diante do fato que não poderiam abrir as portas para festas fadados a quebrarem, por não poder atuar na sua atividade principal por muitos meses, mas mesmo assim sobreviveram , aplicando ações para poder manter suas empresas e funcionários.
Eu não saberia dizer se os buffets que destacaremos abaixo, tinham em seu escopo uma “Matriz de Risco”, o que é isso?
A Matriz de Risco é uma ferramenta utilizada nas empresas que medem os riscos e o impacto que cada risco tem no negócio, a matriz compreende ações como algumas que citaremos: falecimento dos sócios e proprietários, incêndios, inundações, roubo, e porque não a pandemia? Na Matriz também adicionamos ações para minimizar o impacto dela no negócio, como por exemplo
um seguro para determinados fatores.
Se você ainda não tem uma “Matriz de Risco” vale fazer o exercício, faz com que garanta segurança ao seu negócio.
Voltando para ao estudo de caso de como alguns buffets sobreviveram a pandemia está a analise de oportunidades , considerando que nos melhores dos mundos eles estavam com capital de giro seguro por 06 meses, como é recomendado pelo mercado. Antes mesmo que passassem os 06 meses, eles já estavam ativos em ações para atender seus clientes.
Esses buffets olharam para as dores e expectativas do cliente e questionaram: “ Qual é a experiência que poderia estar oferecendo para seus clientes.” para manter o registro do momento daquele aniversário, da aposentadoria, da recuperação de uma doença, momento de felicidade
E as empresas como Mania de fita, Praça Pitangueiras, MiCasa fizeram com sua empresa, usaram seu mailing de clientes, ofereceram soluções para que o desejo de comemorar não fosse apagado. Deram a experiência completa por meio de um kit festa, alguns ofereciam o buffet, outros a solução completa com balões e decoração, além do buffet, empacotados e entregues na porta da casa do seu cliente.
Outra case destacado e quais dores você poderia suprir para as mães que têm as crianças em casa e não tem como criar lazer para eles?
Com uma chamada “Que tal um agendamento da hora da folia?” O Chico’s buffet agendava 1 hora de folia, onde as crianças poderiam brincar à vontade dentro do buffet, tomar um lanche e depois retorna para casa. Seus produtos comportava 02 tipos de pacotes, o pacote para 1 família ou o pacote até um grupo pequeno de crianças. Essa ação de você reservar o buffet por 1 ou mais horas otimizou o espaço e gerou soluções que podem ser aplicadas pós pandemia.
A rede Cata Vento buffet olhou para dentro de suas casas e criou a “Festa Drive-in”, provavelmente inspirada pelo cinema ao ar-livre, os famosos “Cine-drive” originadas na década dos anos 30, oferecendo serviço de bordo a cada família convidada.
Alguns profissionais autônomos criaram “Festa ao ar livre” com parceria com fotógrafo, oferendo um pacote de fotos ao ar livre juntamente com a festa in box para a família.
E outra solução bem aplicada e seguindo a mesma linha de algumas academias de ginástica, que no período de pandemia passaram a locar seus equipamentos para seus usuários, o mesmo foi realizado pelo Buffet Arcade onde alugaram alguns brinquedos como o fliperama, e brinquedos de pequenos portes factíveis para seus clientes.
A batalha do empresário de manter vivo seus negócios aproveitando o que há de mais preciosos que é seu mailing de cliente, oferecendo soluções saudáveis para ambos os lados foi o que motivou essas empresas em não entrar em desespero e criar produtos e serviços que suprisse a necessidade.
Esse nem sempre é um exercício fácil, entretanto, essa pandemia foi um grande aprendizado onde pudemos observar cada um de nossos negócios e avaliar profundamente.
Você conhece mais uma caso de sucesso para compartilhar conosco? Ressaltamos os guerreiros que lutaram e venceram mais essa batalha de sobreviver.