Balões não são eco-friendly?

Começaremos nosso artigo com uma provocação: os balões são ou não eco-friendly?

Mas o que é de fato eco-friendly. Usaremos a definição aplicada pelo E-cycle que é perfeita para o termo em uso: “Eco-friendly é um termo em inglês cuja tradução significa “amigável ao meio ambiente”. Em outros termos, eco-friendly se refere a algo que não causa danos socioambientais ou tem impactos reduzidos em comparação a um produto, evento, situação ou postura equivalente. No Brasil, esse conceito também está presente nos termos “ecológico”, “sustentável”, “consumo consciente”, “verde”, entre outros.” 

Ser eco-friendly é entender o que vai consumir, em quanto tempo e como você irá descartar. É ter uma relação com a natureza e minimizar o impacto ambiental que você gera para o futuro do planeta, sem demagogia, mas de forma consciente.

Como posso saber se os balões são ou não eco-friendly?

Aplicando a técnica dos 5Rs. 

Imagem: meiosustentavel

A primeira pergunta relacionada a REPENSAR para saber se você tem um consumo consciente.

Os balões podem ser reaproveitados ou apenas descartados? Sim, eles podem ser reaproveitados, no tópico reutilizar verá algumas das muitas formas que isso é possível. 

Nesse tópico é importante entender qual é sua atitude. Responda sinceramente: Na hora da compra de balões seu consumo é exagerado? A sua aquisição vai criar uma degradação ao meio-ambiente, você irá liberar ao ar livre ou jogar na rua? 

Agora resta a pergunta mais importante deste tópico: No final da sua festa ou evento você faz o descarte corretamente dos balões de sua festa e dos demais resíduos?

RECUSAR: Está ligado a minimizar a produção de resíduos e a opção de empresas com práticas ambientais, que dentro da sua operação comercializam produtos mais limpos e isso inclui decoradores, profissionais independentes e comércio também. É saber dizer “NÃO” sem radicalizar. Gerar momentos de prazer em uma festa ou evento usando balões traz uma carga lúdica muito grande, gera momentos de prazer, cria memórias afetivas do todo e reforça sua autoestima por sentir que é percebida. Gerar uma dor e fazer com que não entenda o motivo e então não permite sentir. Os balões não precisam ser recusados, mas aplicados de forma consciente, contratando empresas com responsabilidade sócio-ambiental.

REDUZIR: O que realmente importa? Baixo impacto ecológico, você deve gerar menor desperdício. Algumas práticas podem ser aplicadas:

  • planejar bem sua festa para que não haja desperdício.
  • usar balões biodegradáveis,
  • reutilizar os balões (consciente que sua performance será menor).
  • efetuar o descarte corretamente de seus balões. 
  • incentivar o uso de resíduos dos balões, utilizando o material em atividades criativas.
  • optar por empresas com responsabilidade sócio-ambiental.

REUTILIZAR: Está ligado ao reaproveitamento dando uma nova utilidade para um item já usado. Os balões metalizados podem ser reutilizados, mas a sua performance fica bem comprometida e caso tenha sido danificado terá que ir para reciclagem,  os balões bolha já há alguns anos incentivamos os clientes a usarem novamente, eles tem uma boa performance no reuso, mas também depende da qualidade ofertada por cada uma das marcas existentes no mercado. É os balões de látex, alguns modelos e tamanhos podem ser desmontados e inflados novamente, entretanto, é importante ater a validade do balão e também a oxidação que é bem sensível.  Você sabia que os balões de látex biodegradável sofrem decomposição, podem ser descartados em uma lixeira orgânica ou mesmo colocados em composteira.

RECICLÁVEIS o último ponto a ser verificado é o recicláveis, quando os resíduos tornam se matéria prima ou novo produto e depende de uma ação individual de cada um de nós, atribuída a nossa consciência e responsabilidade, os balões de látex podem sim serem reciclados gerando tapetes, saltos de sapato, roupa de boneca, seus resíduos pós evento podem ser usados para artesanato e muito mais. Os balões metalizados e bolhas são apenas recicláveis, seus resíduos também podem gerar artesanato, papel de presente, servem para encapar livros, fazer mantas de aquecimento, entre outros objetos. O descarte correto é em plástico, pois os filmes são de plástico com nylon.

É chegado a hora de levar cada vez mais informações ao público em geral, apresentando o embasamento, noto que atualmente há uma linha de conduta de muitos conteúdos que reproduzem com suas palavras, sem uma abordagem mais completa ou avaliação das informações.

A técnica dos 5Rs deve ser aplicado para tudo, desde a compra de um sapato ou a utilização de um canudo de bambu, as consequências estão muito mais na mão do consumidor de como ele faz com os resíduos criados por ele, por sua empresa, todos somos eco responsáveis, a diferença é sermos atuantes ou não. 

Respondendo a pergunta inicial, os balões são ou não produto eco-friendly? Ao meu ver, eles enquadram na cadeia de produtos eco-friendly, desde que o descarte seja realizado pelo consumidor de forma responsável, nada de liberar no ar-livre, porque trará prejuízo à fauna, pelos animais confundirem com alimento e vir a óbito por asfixia, há muitos órgãos reguladores e normas que são obrigatórias.

Bibliografia:

O que são os 5Rs da ecologia? Beegreen

O que significa ser eco-friendly? Stella Legnaioli, 

Aproveitamento é valorização do arroz

Tempo de Decomposição de matéria orgânica

Tempo de decomposição.

5 Rs de sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com