O uso de personagens sem licença em festas infantis podem trazer sérios problemas para sua empresa, podendo acarretar até em prisão.
As festas espalhadas pelo mundo trazem muitas alegrias, é um dia muito especial para quem vai comemorar e para quem foi convidado para comemorar junto. O que muitas pessoas não sabem é que o que pode parecer inocente, pode prejudicar os autores das obras que estão sendo usadas nas festas pelo Brasil e pelo mundo. É o caso de uso da imagem sem a autorização do autor, pois o uso indevido da imagem pode trazer problemas para os profissionais de festa.
Para evitar problemas futuros, como a exclusão de suas contas nas redes sociais e processos judiciais , vamos apresentar algumas soluções em decoração que podem salvar o seu negócio e elevar o nível de seu trabalho.
Para as pessoas que trabalham no mundo e mercado das festas, é muito importante que estejam sempre atualizando e buscando conhecimento para que o seu negócio tenha maior autoridade em seu nicho e assim o seu trabalho ser visto com confiança e transparência pelo seu cliente.
O estudo sobre domínio público e empresas licenciadas vai te ajudar muito na hora de decorar aquela super festa que todos estão aguardando ansiosamente.
Quando receber um pedido de festa de determinado personagem, super vale a pena conferir se o mesmo encontra-se em domínio público, ou seja, está livre para o uso com fins lucrativos e em outros casos, se o produto que será usado na festa é autorizado, sendo produtos oficiais da marca.
Para isso, confira o site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp e confira se o personagem que você pretende usar em sua festa está em domínio público, podendo ser usado livremente.
Caso o personagem que você deseje usar seja internacional, procure sobre domínio público nos sites dos países que detém os direitos dos personagens que você deseja usar em sua festa.
Uma dica muito importante para os profissionais de festa é usar elementos que possam trazer referências para o personagem, sem usar a imagem do personagem de fato.
Outra dica é optar por trabalhos autorais, como fazemos na Balão Cultura. Os balões sobre determinados temas de festa podem ser vistos nas cores que usamos nos balões, nos modelos personalizados que temos, como o bubble que acompanha uma frase e mini balões nas cores que podem remeter ao tema desejado.
É de suma importância que você leve a informação para o seu cliente, que por muitas vezes, pode não se atentar no caso de uso de personagens que necessite autorização ou que não saiba que isso é necessário para que sua festa aconteça.
NUNCA tente burlar a lei, pois com o avanço da tecnologia, a sua imagem pode ser encontrada mesmo sem o uso de hashtags ou elementos que remetam ao personagem, as penalidades para quem burla as leis de direitos autorais podem ser morais ou penais, podendo acarretar em prisão.
Algumas soluções que podem ajudar você a desenvolver lindos trabalhos :
- Ler a história do tema para usar os elementos da história em sua festa, isso vai despertar a sua criatividade e vai surpreender o seu cliente.
- Verificar se a história está em domínio público.
- No caso de trabalhar com produtos licenciados , você precisa fazer a reprodução à risca, de acordo com o dono da licença.
- Eduque o seu cliente, ensine a ele sobre os temas das festas e como o mercado se movimenta nos bastidores
No caso de uso de personagens internacionais, você pode procurar o representante da marca na internet para que sua festa seja feita com toda segurança necessária, como no caso de festas em que as crianças menores amam personagens internacionais , como os personagens da Disney.
a própria Disney tem um canal que pode ser usado para solicitar a autorização do uso da imagem dos seus personagens em festas em geral. Você pode enviar sua solicitação através desse link Disney Licensing
O uso de elementos podem tornar a comemoração mais pessoal, intimista e afetiva. Por exemplo, caso o tema da festa seja Ariel ( A Pequena Sereia) , o uso de elementos como conchas, pérolas e elementos do fundo do mar podem ser associados a imagem da criança que vai comemorar o seu aniversário, tornando a festa afetiva, com isso, o seu trabalho é visto de forma autoral, único, mesmo usando um tema conhecido, a sua identidade vai estar presente na festa e a sua criatividade será o gatilho para os seus próximos trabalhos.