“Ousar no cotidiano é o caminho para uma vida feliz”. Paulo Coelho
Certo dia recebo uma ligação de uma moça chamada Júlia, ela estava finalizando o curso de Cinema e Audiovisual em uma Universidade de São Paulo, ela juntamente com o grupo escreveram um curta-metragem que seria passado por uma banca para obter o título do curso e sua respectiva graduação, o fato era que o grupo apesar do potencial, não tinham condições de financiar o projeto e estavam em busca de alcançar tal êxito.
Ela recorria a uma parceria, agendou uma reunião e juntamente com todo o grupo nos apresentou o seu projeto de um curta metragem, muito rico de detalhes e com características bem interessantes.
O que faz jovens entre 19 e 24 anos serem tão ousados? O que acha que os moveu a ir em busca de concretizar tal feito? Você faria o mesmo? Teria coragem?
A ousadia é algo que habita dentro de nós e por algum motivo ela passa a ser repreendida e silencia.
Talvez isso ocorra, por termos recebido diversos “nãos” ainda na terra idade, pelos adultos que apenas querem nossos bem e nos proteger. Talvez ela é silenciada pelo medo de fracassar e ser apontado pela sociedade como alguém que é um perdedor, pois somos educados a buscar sucesso e seguir alguns padrões sociais pré concebidos.
Bem esse grupo de jovens, ousaram receber um “sim”, pois o “não” já era garantido, eles já tinham o não ao não fazer nada. Assim sendo, o que poderia perder?
O que os motivava era apresentar uma demonstração audiovisual que impressionasse, que não fosse necessário alterar o curta, por deixar de tentar.
Se tinham “MEDO” do fracasso? Claro, isso é intrínseco ao ser-humano. Mas optaram em ousar a ter uma vida pacata, sem a felicidade que aquele momento poderia trazer para eles.
O resultado? Eu estava na plateia e sem dúvida os talentosos estudantes, teriam uma trajetória brilhante, ao ousar em seu cotidiano. A escolha é de cada um. É você tem ousado muito?
Autor: Roseanny Alessandra