A origem dos balões de Latex : A Seringueira!

Sabemos que os balões de látex são feitos a partir da borracha natural, proveniente da seringueira, popularmente conhecida como árvore da borracha!
Quem é cliente da Balão Cultura já sabe que nossa ligação com o meio ambiente vai além das redes sociais, pois nós trabalhamos com produtos biodegradáveis para contribuir com o futuro do meio ambiente.
Temos também programas de conscientização onde nossos clientes são informados sobre os nossos produtos e a nossa intenção de colaborar com uma compra consciente, buscando sempre trabalhar com o melhor para a satisfação de nossos clientes.
Hoje vamos falar sobre a Seringueira, a árvore que dá origem a borracha e consequentemente, aos balões comercializados na Balão Cultura.
A Matéria-Prima extraída da seringueira tem emissão 0 de co2 na atmosfera e consome bem menos energia na produção do que a versão sintética, a versão derivada do petróleo.
Alguns dados nos mostram que o consumo da borracha natural em 2009 era de 9,5 milhões de toneladas, sendo a China a principal consumidora, com 38,4% na sua cadeia produtiva, enquanto o Brasil utiliza apenas 2,6% desse total.
Estima-se que em 2020, o consumo das borrachas natural e sintética será de 28Mi de toneladas.
Se no Brasil houvesse um incentivo maior do plantio das sementes de seringueira, a atual situação em que o Brasil precisa importar 2/3 do que consome , pois o plantio iria suprir essa necessidade.

A produção da borracha natural é uma forma sustentável de produzir. As seringueiras podem produzir borracha de 30 a 35 anos e a sua madeira pode ser usada na fabricação de móveis de interior.

Na década de 30, o Brasil era um dos maiores produtores de borracha natural do mundo, a extração era feita exclusivamente na Floresta Amazônica, com árvores por toda a mata. Desde então, as sementes foram enviadas para a Ásia, e sua produção em massa inviabilizou a atividade no Brasil.
Foi nos anos 50 que o Brasil teve sucesso na organização dos seringais e sua produção foi fixada no estado de São Paulo.
A retirada da borracha é fonte de renda para cerca de 20 milhões de produtores rurais em todo o mundo.
Mas o Brasil ainda necessita importar a matéria-prima.
Por isso, o incentivo ao plantio de árvores, especialmente para a produção nacional, é válida.
A seringueira gera a borracha natural, é um processo conhecido como a coagulação do “leite” da seringueira. Esse processo de coagulação permite uma maior elasticidade à borracha e também melhor resistência ao calor e graças a isso ela nos permite produzir materiais como luvas cirúrgicas , balões de festa, pneus, bolas e outros materiais importantes para o nosso dia-a-dia.

Os balões produzidos à partir da borracha natural são produtos 100% biodegradáveis. Basta descartá-los corretamente e o seu processo de oxidação e decomposição é iniciado imediatamente. Sua compra consciente ajuda o meio ambiente a se manter com um teor menor de poluição!

Aqui na Balão Cultura você encontra produtos de qualidade, que atendam a sua necessidade e que também contribuem com a natureza.
É muito importante que se faça o descarte correto dos balões para que o processo de biodegradação seja feito com sucesso, assim, os balões levam o mesmo tempo de uma folha de carvalho para se decompor.
Em nosso blog você encontra a informação que precisa sobre sustentabilidade, empreendedorismo, dicas de festas, origem das festas para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo e mercado de festas.
Assine a nossa NewsLetter e não perca nenhum post.
Todas as quartas-feiras tem conteúdo novo para você !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com