Você já teve sua consciência pesada por não saber de fato se deve ou não usar balões de látex em sua festa ou evento? Devemos considerar a abordagem dos fabricantes de balões ou as pesquisas elucidativas que o processo de decomposição não atende o tempo indicado pelas fabricantes de balões.
Essa escolha tem raízes mais profundas que está ligada diretamente ao consumo consciente. Quando estudei Direito, aprendi sobre o silogismo, onde as premissas são juízos que antecedem a conclusão, nada melhor do que aplicar a essa questão ambiental. Vamos lá:
Todos os lixos são poluentes. --> Premissa maior
Todos os resíduos de balões são lixo. --> Premissa menor
Logo, resíduos de balões são poluentes. --> Conclusão
Seria uma técnica simplista de analisar os fatos, porque diante deles sua escolha está alicerçada em entender que os balões serão lixo e então irá dizer: “ Que ao consumir balões para festa e evento está optando por uma escolha em desencontro com a natureza?”.
Mas se pararmos para pensar, tudo que consumimos virá em algum momento lixo: alimentos, roupa, produtos de higiene / limpeza, aparelhos eletrônicos e quem não acha que a ida ao cabeleireiro, também não pode causar problemas para a natureza, está inteiramente enganado.
Lixo x Dor: Você gosta do efeito dos balões em seu evento? Entende que ele é um forte apelo de marketing, por levar seus convidados a memorizar aquela sua decoração, fazer o vinculo de sua marca a felicidade ou surpreender aquela pessoa que tanto ama com os balões.
Você sabia que o efeito lúdico dos balões estimula nosso cérebro, facilitando a memorização e o registro daquele momento afetivo ou permite o consumidor associar a marca que o leva uma sensação de felicidade.
Notamos a diferença como é percebida a decoração antes de colocar os balões e depois de colocados são distintas. Claramente a reação causada ao dispor os balões é que se trata de uma outra decoração, mais efusiva, mais alegre, mais convidativa. Então não deixe de usar balões!
Quando questionado na preparação de uma festa ecologicamente correta, ou em um evento que deve ser respeitado os regramentos de produtos sustentáveis, auxilie seu interlocutor a refletir sobre as dúvidas que ele tem, cascateando a informação de forma saudável.
- Os balões de látex biodegradável são ecologicamente corretos, mas só depende de nós, porque no final da festa temos que descartá-los corretamente. Assim como a equipe do buffet deverá lavar as louças, copos e pratarias com detergente biodegradável, para evitar a contaminação de rios e mares, nada adianta se o sistema de esgoto não for tratado adequadamente, até muito pouco tempo atrás a cidade de Guarulhos na Grande São Paulo não tinha tratamento de esgoto. A cadeia deve ser toda preenchida.
- Os balões metalizados são recicláveis, sendo possível utilizá-los novamente ou dar outra finalidade para ele, assim como o vestido de festa que foi comprado para vir ao evento, pode ser reutilizado, customizado ou comercializado novamente. Lembre que em nossa cultura brasileira, vestidos de festa, normalmente são usados uma única vez, essa cultura também vem mudando lentamente, assim como usamos um vestido novamente, podemos dar uma nova vida para os balões metalizados.
- Todos a decoração de balões podem gerar um impacto social positivo, o planejador do evento pode contatar uma instituição de caridade e levar toda a decoração ao final do evento para eles, criando momentos agradáveis para os menos providos, ao final do evento pode cascatear a ação, fazendo um ateliê, dias depois, com os resíduos da decoração. Algumas decorações como técnicas orgânicas com balões inseridos em ambiente interno, ficam intactas por meses, apenas tendo a oxidação natural dos balões.
- Sempre é bom sinalizar que o evento não tem interesse algum e em nenhuma hipótese serão soltos balões com gás hélio no ar, todos estão suportados por pesos ou amarrados devidamente para que isso não ocorra, pois já existe uma consciência que a cidade não é uma lixeira a céu aberto e temos ciência que os balões estourados poderão cair na natureza ou nos mares e oceanos, assim evitaremos que os animais possam confundi-los com alimento por suas cores e os asfixiar, porque mesmo sendo biodegradável, deve ser considerado as condições de decomposição. Assim como eu não deixo resto de comida jogado por toda a minha casa, para não causar algum agente de doença em mim ou na minha família e nem consumo produtos vencidos, Devemos tratar cada produto de acordo com sua natureza.
- Também é uma oportunidade de informar e incentivar os convidados a criar hábitos no seu dia a dia de consumo consciente, causando um impacto menor ao meio ambiente, porque além do consumo exagerado, também pode existir o desconhecimento de como fazer escolhas ecológicas seguras, descartes corretos, há a oportunidade de desenvolver a criatividade customizando com os resíduos dos balões e também esvaziar os balões para uso posterior.
- Outro ponto que sempre destacamos, é visualizar a cadeia de produção gerada pelo seu fornecedor, será que ele é atuante ecologicamente, ele tem práticas sustentáveis da empresa. Aqui na Balão Cultura por exemplo temos sistema solar, reciclamos o lixo, transformamos a matéria prima, reusamos mobiliários dando uma segunda vida a eles, entre outros. Mais do que o valor do produto estão os fundamentos dele.
Assim sendo os balões não prejudicam o meio ambiente, isso só ocorre, porque sua ação é determinante em todo o processo, atuando com a compra de acordo com sua real necessidade, descartando os resíduos corretamente e havendo oportunidade gerando conhecimento em seu convidado, pois está munido de informações fundamentadas.
Voltando ao inicio de nosso texto “Resíduos de balões são poluentes”, a poluição ocorre por não ser respeitado o descarte correto, não permitindo a reciclagem ou quaisquer outras formas de aplicação que reflete a educação ecológica de um povo. Assim como quando andamos com nosso pet na rua e não limpamos suas fezes, permitimos que haja um problema de saneamento básico, outros pets e pessoas podem contaminar-se, além do constrangimento social. Em hipótese alguma queremos cercear a população de ter seu animalzinho ou montar sua festa com balões, mas sim é necessário educar, quando aplicada boas práticas mudamos uma sociedade e preservamos nosso planeta.
Bibliografia:
– Os balões são ecologicamente prejudiciais ao meio ambiente: https://www.thepartycompany.co.uk/balloon-party-blog-manchester/eco%20friendly%20balloons%20biodegradable%20balloons%20plastic%20free
-Silogismo https://pt.wikipedia.org/wiki/Silogismo
– Pequenos lixos, grande problemas: https://www.menos1lixo.com.br/posts/pequenos-lixos-grandes-problemas-os-baloes