Não podemos negar que vivemos na era da informação, tudo que precisamos está na palma de nossas mãos , podendo adquirir o que queremos em poucos cliques. No post de hoje vamos falar sobre o information overload (excesso de informação), que pode afetar tanto o nosso negócio quanto o nosso cérebro, tornando as coisas ainda mais difíceis.
Os benefícios que a era da informação nos trouxe são inúmeros, pois o progresso nos levou a um outro nível social, o jeito de se comunicar, de comprar, de mostrar, falar, trabalhar, entre outros. E agora isso ainda está mais acentuado, pois a pandemia do Covid em 2020 acelerou o processo.
O que temos em nossas mãos pode ser benéfico e muito produtivo, se soubermos usar de forma correta. Com apenas alguns cliques, você pode adquirir aquilo que tanto sonhava.
Muitas pessoas precisam se adaptar ao mundo digital e, por diversas vezes, acabam entrando em situações desagradáveis. Tanto o fornecedor, quanto o cliente final, muitas vezes por desconhecer todo processo, pela interpretação ser equivocada, pois existe tantas coisas que deixamos de lado, o fato de não ler o que de fato está detalhado cria uma dessas situações desagradáveis. Eu recebo diversos clientes que compram pela internet produtos e o produto não atende a necessidade dele, muitas vezes porque não leu a descrição do fornecedor que adquiriu o produto e outras por interpretações errôneas, isso é muito comum acontecer.
Normalmente também leio os comentários de produtos e serviços que irei adquirir ou que aplicarei meu tempo para aprender aquele conteúdo e noto, principalmente em conteúdos ricos de informação, mas direcionada para pessoas do nível iniciante naquele tema, comentários desastrosos qualificando o conteúdo de forma rigorosa, tudo porque não usou o seu tempo de forma adequada que é visualizar primeiro os comentários e descrições e verificar se aquilo realmente atende a sua necessidade. Tem muita coisa boa sendo oferecida gratuitamente e muita coisa ruim sendo oferecida de forma paga, mas nada disso é importante sem aplicar no seu negócio e isso leva esforço e dedicação.
A infoxidação acontece no fato de absorve muitas informações, mas não conseguir colocar em prática, porque é tanta gente dizendo que você precisa agora usar a loja virtual, a rede social X ou Y, que precisa fazer Mala Direta, Live ou CRM, que o profissional e empresa fica paralisado, porque não tem ideia do que realmente faz primeiro e pior que isso aplica tempo e dinheiro em ferramentas que não geram retorno algum.
Com o poder da informação, estamos sempre procurando adquirir conhecimento que dê um retorno positivo para o nosso negócio, que seja lucrativo e que também possa ajudar outras pessoas que buscam ter sucesso em seu nicho. Mas queremos em um lapso temporal curto e sem grandes investimento. Caímos em dois problemas resultados em prazos curtos requer um investimento alto. E para não ter investimento você precisará de um prazo maior e conteúdos de alta qualidade para que alcance organicamente seu público.
Então não há milagres, uma das escolhas devem ser feitas para ter resultados diferentes dos atuais. As ferramentas e recursos que a era digital nos oferecem também devem ser analisadas com cuidado, porque não é tudo que cabe no nosso negócio e também não temos tanto recurso de pessoas e financeiro que nos permitem abraçar o que é nos indicado a fazer, por isso tem que saber exatamente como, porque e quando você quer ser reconhecido.
Por diversas vezes, trabalhando no mundo das festas, nos deparamos com decoradoras(os) que entram no modo desespero e acabam se jogando em vários cursos para atrair o sucesso para o seu negócio e ainda assim, acabam por não obter o sucesso desejado.
Acontece que o excesso de informação pode acabar o levando para baixo ao invés de elevar o seu negócio, porque por muitas vezes sentimos a necessidade de obter sucesso financeiro, deixando de lado a nossa paixão pelo que fazemos e também para ser reconhecida a nossa identidade. Ai está o grande dilema, até nos perdemos com a identidade da empresa e entramos na guerra de preço ao analisarmos o mercado e os concorrentes, sem ao menos essa ser realmente a estratégia do seu negócio, tudo por conta da facilidade de obter a informação, mas sem notar que as informações devem ser avaliadas por diversos aspectos e não somente a informação crua.
É de extrema importância estarmos em constante progresso com o nosso negócio, já que a era digital forçou as empresas a se tornarem também social media, pois tudo acontece no celular. Grande parte do que procuramos, que nos inspira e até fazemos, vem por influência do que vemos online.
Mas cuidado, o excesso de informação pode levar o nosso cérebro a um mau funcionamento, como por exemplo ter um atraso para entender o que está acontecendo a nossa volta e assim, nos leva a fazer escolhas erradas, tendo graves consequências para o nosso negócio.
Analise o momento e também os benefícios que você terá em seu negócio e também em sua vida pessoal, pois é de extrema importância termos o equilíbrio e controle dos dois mundos.
Nossa dica é :Observe o mundo ao seu redor, o que você pode fazer por ele hoje?
O que os eu cliente espera de você hoje?
Quais são os benefícios do seu produto?
O seu produto tem a sua cara?
Se a sua marca tem a sua personalidade, a sua identidade, que é uma coisa única, esse é o seu diferencial. Todos temos o nosso diferencial, a nossa identidade. Trazer a sua identidade para sua marca é o que vai fazer você se destacar entre os demais, pois em meio a tantas e tantas oportunidades, você deve se posicionar no porque as pessoas devem optar por você.
No evento “Potencialize E-commerce Marcelo Tas destaca que “que o negócio é como um jardim, você tem que por adubo, regar, tirar as pragas, testar novos produtos, ter constância e um dia seu jardim floresce”, ele faz uma analogia a seu instagram que tem mais de 650 mil seguidores e diz que é um trabalho árduo ter pauta todo dia. Marcelo Tas traz uma identidade de um jornalista surpreendente, empresário criativo e colunista admirável por conteúdos relevantes e perguntas audaciosas e polidas ao mesmo tempo. Como você faz a sua identidade extravasar os poros de redes sociais, de atendimento, de perfil de empresario no seu negócio?
Nós, da Balão Cultura, estamos há 10 anos no mercado de festas e com o passar do tempo, entendemos que a nossa identidade é a nossa maior informação, é o nosso diferencial. Ela precisa estar presente em tudo que fazemos do produto até a rede social. É um trabalho de formiguinha, realmente leva muito tempo, há que despender muitas horas nos aperfeiçoando e testando ferramentas, hoje nosso grande aliado é o google que nos permite aprender muito em seus sistemas de pesquisas, que permite que nosso negócio esteja exposto ao nosso público alvo.
Os balões de festa elaborados por nós são únicos, pois cada um deles carrega a nossa identidade, o nosso diferencial. E com a evolução da era digital, também nos adaptamos ao novo, estamos presentes em algumas das redes sociais que nos parecem mais adequadas ao negócio de balões, onde você pode acompanhar o nosso trabalho e se inspirar. Você também precisa fazer essa analise constante, o que há mais compatibilidade com o que está fazendo, com seu produto e serviço.
E mesmo nessa era de excesso de informação há coisas que não podem perder a essência como o atendimento, esse hoje em dia passa por diversas facetas e precisam ser cuidadosamente velado. A Balão Cultura tem um sistema de atendimento online, onde tratamos a sua necessidade com todo carinho, fazemos do seu projeto o nosso projeto.
Trabalhando com balões, nunca nos esquecemos o valor de um sorriso, que é prestado em nosso atendimento e levado até a sua casa.
Nossa identidade visual está estampada em cada balão que fazemos, em cada demonstração de alegria que recebemos, em cada agradecimento feito por nossos clientes.
A sua empresa expressa sua identidade de que forma? Ela está presente nas redes adequadas, com manutenção constante e o aperfeiçoamento da equipe e dos proprietarios são gerados de acordo com o estudo do seu negócio no m
Indique esse post para um amigo que precisa de um help! no momento de desespero. Respire fundo e faça uma boa escolha para o seu negócio!