Você provavelmente deve ter ganhado muitos presentes em sua vida até hoje e nem imagina como começou essa tradição, não é mesmo?
Ou aquele cartão com uma linda mensagem, desejando tudo de melhor em sua vida.
Nesse post, vamos conferir algumas curiosidades que começaram no século 19 e hoje, após algumas mudanças, ainda permanecem em nossas festas!
Vamos começar com os cartões de aniversário, papelaria fina que teve seus primeiros cartões enviados ainda no século 19 e não traziam boas noticias como trazem nos aniversários de hoje, antigamente, os cartões traziam na verdade um pedido de desculpas pelo não comparecimento do convidado, pois dizem ser de extremo mau gosto não aparecer na festa que foi convidado, então enviavam um cartão para não parecer que não faziam questão de aparecer no evento.
Música
Todos os dias temos festas de aniversário pelo mundo, então, todos os dias alguém canta a famosa “parabéns pra você”, mas o que muita gente não sabe é da origem dessa bela canção, criada a partir de uma adaptação de uma musica chamada “bom dia para você”, criada por 2 irmãs professoras da cidade de Louisville, nos EUA, em 1912.
Hoje ela é cantada em mais de 30 idiomas mundo afora, e no ano de 1942 foi adaptada para a versão brasileira por Bertha Celeste, desde então, essa música é cantada todos os dias pelo brasil.
Balões
Hoje quando vemos os balões em uma festa, vemos que eles têm tanta importância quanto o bolo, são os chamados itens indispensáveis para uma boa festa de aniversário, para cantar só aquele parabéns, nem que seja só aquele “bolinho”.
Acredita-se que os primeiros balões eram feitos a partir de tripas, em conjunto com uma experiência a partir de gases, tudo isso no século 19.
Se hoje tomamos um susto quando o balão estoura, antigamente os balões deveriam ser estourados ao fim da festa, para espantar os maus espíritos. É melhor dar um susto do que levar um , não é mesmo?
Presentes
Chegamos ao momento mais esperado depois de uma festa, depois de tirar os sapatos, acreditamos que abrir os presentes é a melhor sensação que temos depois de uma festa para sabermos se ganhamos ou não aquele presente tão aguardado.
Mas antigamente não era bem assim não, se hoje ganhamos somente os presentes que gostamos (em sua grande maioria), antigamente não tínhamos o poder de escolher um presente, pois os convidados tinham plena liberdade para escolher o que possivelmente poderíamos gostar ou nos ser útil ao longo do tempo, então eles escolhiam os presentes que nos imaginavam usando ou fazendo algo com eles.