Com um mercado cada vez mais competitivo, precisamos entender a diferença entre novidade e inovação para que o nosso trabalho se torne destaque dentre os demais.
No mercado de festas, o que difere cada trabalho é a identidade colocada nele, sua essência, pontos que foram destaque entre a conversa com o cliente, que nunca assistiu a série “Ame ou deixe” que um vendedor e uma arquiteta disputam a atenção do cliente para atender suas necessidades em manter seu imóvel com melhorias ou adquirir outro.
A arquiteta invariavelmente guarda na manga alguma percepção gerada da demanda do cliente e que ele não incluiu no pacote de melhorias como uma manobra de surpreende-los.
Mas então qual a diferença entre inovação e a criatividade? No momento que a Jillian Harris entra nos imóveis, ela começa a criar novas soluções para todas as necessidades indicadas que poderia valorizar o imóvel e atrair o coração de seus donos outra vez, fazendo com que eles optassem em ficar no imóvel, ela desenha as melhorias, traz várias ideias que foge dos padrões e apresenta a eles para aprovação. Essa fase é criatividade, que remete ao potencial que nossa mente tem de trazer soluções propondo mudanças. Todo esse processo de criatividade não é mensurável, pois é apenas um croqui.
Ah! Entendi a criatividade é a idealização, mas não a materialização! Isso mesmo!
Então o que é inovação? Vamos continuar no nosso exemplo, no decorrer dos dias a arquiteta normalmente depara com alguns problemas estruturais que consome parte do dinheiro e reduz o orçamento e é necessário reduzir as melhorias. A criatividade precisa ser aguçada ainda mais, pois parte da obra já iniciou e é necessário adequar. Ai começa o processo de inovação é materializar a criatividade colocando em prática e gerando valor para quem é seu cliente. Em um dos episódios os proprietários tinham cachorros de porte pequeno e por toda casa havia retenções para eles não escaparem e os moradores tinham que pular, ela buscou no mercado soluções que viabilizaram e melhoravam com uma espécie de portas de correr que sumiam quando chegavam convidados.
A inovação é algo mensurável.
Mas posso dizer que não sou criativo, mas sou inovador. Claro que sim! Muitas pessoas são chamadas de tratores, movidas a resultados, mesmo sem ter criatividade aplicam soluções existentes no mercado e as materializam. O melhor mundo é quando a criatividade e a inovação caminham juntas, mas elas podem ser atribuídas a profissionais diferentes e dentro de uma empresa complementarem.
Agora que entendemos bem a diferença, vamos remeter para o âmbito das festas.
No caso dos balões a Balão Cultura tem o prazer de ofertar no mercado produtos que fazem toda a diferença no mercado, produtos que muitas vezes são replicados ao redor do mundo e você consegue perceber a diferença entre eles pois a identidade da Balão Cultura é algo que ninguém tira, ninguém replica. Unimos a criatividade com a inovação, pois ambos estão no DNA de nossa equipe que em conjunto sempre estão se reinventando.
As mudanças no mundo e mercado de festas está cada vez mais acelerada, por isso, devemos prestar bastante atenção no que diz respeito a inovação.
Temos por base o conceito de inovação, que muda o jeito com que as indústrias operam , fazendo as empresas se adaptarem aos novos padrões do mercado.
Antigamente, o mercado de festas era operado pelos buffets, com opções padronizadas de pacotes para escolha dos clientes, a partir dai, o mercado competitivo criou outros meios de operar o mercado de festas, com a chegada das decoradoras e a liberdade de escolha de soluções criativas personalizadas que mais se adequam ao gosto do cliente.
Ainda assim, o mercado de festas é um leque que se abre para mais e mais possibilidades, hoje em dia, podemos optar por inúmeros serviços oferecidos pelos profissionais festeiros, abandonando a ideia de que o padrão antigo ainda é forte no mercado.
Temos mamães cada vez mais festeiras, engajadas para preparar os aniversários de suas famílias, fazendo os profissionais festeiros se adaptarem e mudarem o sistema de atendimento para atender a demanda.
Você já percebeu que o tradicional arco de balões saiu detrás da mesa principal e tomou novos lugares? Isso é inovação, mudar o jeito que o mercado se comporta, mudar o conceito para que o novo possa assumir aquele lugar e dispor no mercado.
Os balões de festa tem uma versatilidade que permite criar novos ambientes para as festas, dispensando o uso de painéis sublimados em algumas decorações substituindo por soluções diferentes.
Os locais e formas com que as festas acontecem também mudaram, ainda existem os tradicionais buffets infantis, mas é crescente as festas em casa, pois vem sendo resgatado o significado de festas intimistas e afetivas, note que o mercado mudou e essa modalidade têm aumentado a maior demanda para o mercado festeiro.
A Balão Cultura acompanha as mudanças no mercado e por muitas vezes se antecipa a elas, pois, encontrando clientes cada vez mais criativos, temos liberdade de criar decorações cada vez mais ousadas com os balões e inovar em seus ambientes.
A Novidade funciona como um incremento na sua festa e na sua vida, quantas vezes uma pequena mudança faz com que o produto se destaque dos demais. Um exemplo clássico é o brigadeiro, existem muitas formas e cores no mercado, alguns são mais elegantes, outros mais saborosos como o gourmet, mas todos tem mercado, isso significa que a inovação não afetou a forma com que as pessoas consomem o brigadeiro.
Agora fiquem atento a novidade pode ser algo perigoso no que diz respeito a plágio, por isso sempre consuma inspiração, mas coloque sua identidade no produto oferecido, pois assim a sua marca se fortalece enquanto o seu produto segue com força no mercado. Novidade é novidade até a chegada de um novo produto, inovação supera a chegada.
Nas decorações com balões, o leque de possibilidades se tornou infinito, pois empresas como a Balão Cultura transformam a ideia do cliente em realidade, se fazendo necessário o estudo de novas técnicas com balões para garantir a satisfação do cliente e um trabalho impecável.
Coloque o seu amor em seu trabalho, sua identidade em sua marca. Faça o mercado desejar o seu produto, mesmo que replicado em orçamentos menores ofertados pelo mercado. Sua identidade é algo valioso, aplique isso em seu orçamento, em sua história.
Estamos desde 2011 escrevendo a nossa história, a nossa essência traduzida em balões, em decorações. Compre balões que contém amor, que contam histórias, que deixam o seu ambiente cheio de vida, cheio de arte, acompanhe a Balão Cultura, faça parte da nossa história.